domingo, 21 de setembro de 2008

INDIGNIDADE!!!

Esse é o sentimento que me moveu a criar esse site.

É um sentimento que me atinge VÁRIAS VEZES DURANTE TODOS OS DIAS, seja indo para o trabalho - quando vejo senhorinhas e mulheres grávidas ou com criança no colo sendo miseravelmente ignoradas por pessoas que são jovens e no auge de suas forças e mesmo assim não lhes cede o lugar.

Na empresa em que trabalho, quando parceiros de tarefas não respeitam certas regras contratuais e básicas à rotina da equipe e não faz sua parte na produtividade do grupo, fugindo do trabalho como quem foge da forca.

Nas ruas do bairro em que vivo - quando vejo carros estacionados sobre calçadas, ou em fila dupla e até tripla - e até mesmo sobre as faixas de pedestres - em plena hora do rush na avenida de maior volume de tráfego, somente para seus motoristas e/ou acompanhantes fazerem suas comprinhas ou um lanche na deli chic que faz entregas em domícilio; ou mesmo nas dezenas de bares e restaurantes que teimam em invadir a calçada com suas cadeiras e mesas para auferir mais lucros, sem nem se importar com o transtorno causado para os pedestres, os verdadeiros donos desses espaços.

Também sou atingido pela indignação nos corredores do meu prédio - quando senhoras bem-vestidas não esperam eu trancar minha porta e se mandam com o elevador, ou mesmo garotas vestidas sofisticadamente, no último fashion style, soltarem a porta de vidro da portaria na minha cara, mesmo vendo que estou com as mãos carregadas de sacolas do supermercado.

Não tem como esquecer dos ciclistas e motoqueiros que invadem em velocidade perigosa a área de pedestres na área de lazer aos domingos; sem falar nos jogadores de futebol, que com sua grosseria típica, com suas bolas e jogadas ameaçam a todos os que só querem relaxar com a família e os amigos. E os pedestres que invadem a ciclovia á qualquer hora do dia ou noite? O que dizer deles?

É uma epidemia que está atacando todos os setores da sociedade, seja ela sofisticada e esclarecida ou mesmo o pobre e o analfabeto que lutam diariamente para sua sobrevivência.

Todos estão se esquecendo de um direito básico á todos: o respeito ao espaço coletivo, ao direito de ser no mínimo educadamente bem tratado. Está havendo uma massificação do desrespeito ao direito alheio em função do próprio egoísmo, do jeitinho brasileiro de se dar bem em tudo, de pensar única e exclusivamente em si mesmo, antes de todos os que estão dividindo o espaço e o direito de ser respeitado por todos, inclusive por si próprio, já que quem violenta o espaço e o respeito alheio, está abrindo a premissa de ser desrespeitado em todas as suas vertentes.



Esse blog tem o único objetivo de postar imagens de fatos corriqueiros da falta de cidadania quando me deparar com eles.



Felizmente não estou sózinho nessa busca de um melhoramento na convivência do dia-a-dia nas grandes cidades. Ao pesquisar sobre o assunto no Google, olha só a lista de sites e blogs que tocam no assunto e fazem denúncias do mau hábito do brasileiro de desrespeitar o semelhante.
Copie o link, cole-o numa nova janela da internet e se surpreenda:

http://www.google.com/search?sourceid=gmail&q=falta%20de%20cidadania

2 comentários:

Dyanna Almeida disse...

Bom, primeiro muuito obrigada. *--*
Estou indo agora mesmo ver seu outro blog que tenho certeza que deve ser uma maravilha.
Outra coisa,você acha mesmo que eu tenho uma alma de poeta?
Eu nunca penso antes de escrever,tipow,minha 'inspiração' não é na verdade inspiração. :S
Eu simplesmente começo a digitar.
Bom,enfim, muito obrigada.
:D
Aliás, quantos anos você tem?
Você é formado em humanas não é?
Você escreve maravilhosamente bem!
*---*
beijos.
:*

ps: Amei a sua 'coragem' para criticar esse mundo. Porque você acredita que nesse mundo ainda há pessoas que leem, né?
Bom, boa sorte.
beijos.
:**

Jeferson Cardoso disse...

Moa, não está mais se deparando com a falta de cidadania?
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com