domingo, 21 de setembro de 2008

OS QUADRILÁTEROS INFERNAIS!


Todas as fotos abaixo foram tiradas na Ataulfo de Paiva em dias diferentes. No primeiro grupo, minha esquina favorita para quando quero ficar multi-estressado, onde se situam a Padaria Rio-Lisboa e a deli Talho Capixaba, ambas com mesas e cadeiras nas calçadas, as quais eu usufruo, pois elas não invadem além de sua periferia, excetuando os finais de semana, quando nem apareço, porque a disputa por lugares é insana.

Além disso elas têm uma clientela grande para comprar seus produtos, o que causa essa bandalha constante que vão ver aqui.
Como podem constatar, a bagunça é generalizada. Há caminhões descarregando tranqüilamente sua entrega para a padaria e a deli, há carros parados sobre as duas faixas para o pedestre na esquina, há o PM local conversando descontraídamente com o motorista parado ilegalmente na terceira pista de rolamento, sem nem se preocupar com o caos á sua volta. E para piorar tudo, surgiu uma ambulância para socorrer um senhor que estava passando mal do outro lado da rua, ficando somente uma pista livre para o trânsito fluir(?). Pior impossível! Se Dante testemunhasse essa bagunça, com certeza ele se inspiraria para escrever sobre o limbo.

Há ainda os três guardas municipais parados na esquina enquanto tudo isso acontece em sequência; os quais, ao serem questionados porque não faziam nada para acabar com a confusão, eles retrucaram que não era a área deles, pois só os guardas com as faixas alaranjadas são agentes do trânsito, enquanto eles cuidam do ordenamento urbano. Risível, não é? Aos lhes perguntar se aquele não era o caso, já que havia uma desordem urbana imensa acontecendo ali, eles disseram que somente cuidavam da remoção de camelôs e mendigos. Ao sugerir se eles não poderiam pelo menos alertar os motoristas e aconselhá-los a liberar a área, eles disseram que os motoristas zombariam deles se fizessem isso, já que eles sabem que essa não era a função deles. Olhei para os três, balancei a cabeça e desisti. É demais pra mim essa visão macunaímica de nossos poderes instituídos. "Macunaíma" foi uma história engraçada no cinema, enquanto personagem "fictício", mas com essas características tomando conta do povo, sei não, está ficando muito do sem graça e realmente dá prá ter certeza de que ele foi inspirado nesse mesmo povo...




ELES TÊM A FORÇA!
Nessa série ocorre, simultaneamente ao que aconteceu nas fotos acima, uma disputa entre dois caminhões de uma mesma empresa para descarregar o concreto numa construção na Ataulfo. Para piorar ainda mais a situação, o caminhão estacionado no meio-fio bateu em um microônibus, e o guarda municipal está fazendo a ocorrência, o que não intimidou o motorista do outro caminhão, que parou em fila dupla e esperou até o outro acabar a entrega e a pendência com a lei.
Logo na frente dos dois, há um carro, um caminhão e uma Kombi descarregando mercadorias. Em fila dupla, claro!.. Com os dois elefantes protegendo-os, porque eles iriam se incomodar com o trânsito? Viva o caos!





E O CAOS CONTINUA!
Durante a noite esse processo não para! O carro prateado, apesar de ter respeitado a faixa de pedestres, estacionou bem na curva de onde vêm os carros da Dias Ferreira.
Como podem ver pelos modelos dos veículos de quem pratica essas bandalhas, são todas pessoas bem posicionadas economicamente, e pelo que eu presencio, são pessoas instruídas e bem informadas; mas que para sua própria comodidade e preguiça de andar alguns metros, vale a pena esquecer a educação e o respeito aos outros, na boa!


Nenhum comentário: