domingo, 21 de setembro de 2008

ESPAÇO PÚBLICO

Aqui vou expor o abuso dos donos de bares e restaurantes, que não têm o menor constrangimento em invadir as calçadas com um número de mesas e cadeiras bem além do que comporta a boa convivência entre os pedestres e os clientes, criando um clima de hostilidade constante entre essas duas partes do mesmo cenário das cidades, dos bairros, das ruas.

Quero deixar claro que não tenho nada contra as mesinhas nas calçadas, ao contrário, acho que são um charme, e que têm tudo a ver com a cidade, que é totalmente solar, e a convivência ao ar livre é alegre e convidativa. Ver as pessoas passeando alegremente enquanto me alimentoa ou tomo um café, um suco ou qualquer outro tipo de guloseima é delicioso! Inclusive eu usufruo desse prazer em várias ocasiões e estabelecimentos diferentes. Sou contra o abuso de empresários gananciosos que querem tomar todo o espaço só para seus negócios.

Aproveitando que não há fiscalização suficiente para reprimir o abuso, eles se encastelam, obstruindo a passagem em um número cada vez maior de ruas e esquinas. Aqui vou expor o bar "Conversa Fiada", que insiste em manter suas mesinhas e cadeiras dia e noite na calçada bem além do limite do bom senso, impedindo a passagem dos pedestres em vários horários do dia; apesar de várias reclamações, minhas e de outras pessoas, além das blitz da turma do IpaBacana. Se notarem nas fotos noturnas, eles ainda penduram uma tabuleta no tronco da árvore, limitando mais ainda o espaço de passagem entre ela e as cadeiras. ABUSO TOTAL, PLENO, IRRESTRITO E ABSURDO!

Vou adicionando outros estabelecimentos conforme for encontrando-os. Estarei bem mais atento e ativo com minha câmera, agora que estou com essa vitrine.






Não contente com o que faz quando está funcionando, eles mantém esses vasos quando estão fechados, numa espécie de "preservação do espaço delimitado". O problema seria minimizado se não houvesse uma banca instalada ao lado, que também invade a calçada com uma bancada e vários displays com revistas penduradas no protetor de chuva, formando um "gargalo" exatamente nesse local. Como esse bar está instalado num dos pontos de maior movimento da Rua Ataulfo de Paiva, Leblon (entre as ruas Gen. Urquiza e Gen. Venâncio Flôres); há determinados momentos em que as pessoas se atropelam para passar por ali.





Como uma coisa leva a outra, aqui está o registro de invasão de calçada provocado pela banca que fica na esquina da Ataulfo de Paiva com Bartolmeu Mitre. O artesão que conserta cadeiras de vime ao lado adiciona uma placa de 40cmX50 cm, formando uma quarta camada de invasão, juntando-se ao apontador do jogo do bicho, que teima em fincar sua banquetinha em frente à banca, perfilando uma quinta coluna de obstáculos, afunilando a passagem. Felizmente esse trecho da calçada é mais largo e não foi tomada por puxadinhos de bares e restaurantes.


Nenhum comentário: